Acesso restrito

Notícias

A importância das monitorias de abate

19.01.2015

 As monitorias de abate constituem uma importante ferramenta de vigilância sanitária das granjas. Elas podem ser complementadas pela inspeção clínica em visitas técnicas e pela coleta de materiais para diagnósticos laboratoriais. Um dos seus pontos mais importantes é a possibilidade, que oferece, de descobertas rápidas de animais subclinicamente acometidos por patologias em graus leves ou moderados, que geralmente não poderiam ser percebidos clinicamente como relevantes, mas apenas com a piora discreta de desempenho, como a queda do GPD e a elevação da conversão alimentar.

Por essa razão, a monitoria sanitária, realizada por meio da inspeção de órgãos dos animais abatidos no frigorífico, fornece ao responsável técnico da granja valiosas informações para o estabelecimento de um programa terapêutico eficiente. Afinal, a avaliação na linha de abate permite a qualificação e a quantificação das lesões do sistema respiratório, do sistema digestivo, entre outros que sejam objetos de pesquisa. 

A Suinco disponibiliza esse trabalho em meio à gama de serviços técnicos oferecidos aos seus cooperados e aos seus parceiros. As monitorias são realizadas mensalmente e todos os dados coletados são compilados em gráficos comparativos, o que permite a fácil interpretação, bem como a vigilância. Paralelamente a esse trabalho, a equipe técnica da cooperativa também discute os resultados obtidos, auxiliando o cooperado ou o parceiro no estabelecimento de protocolos terapêuticos específicos para as necessidades de cada granja.

 

Escrito por Ana Paula Porto Romão